top of page

Ulisses de James Joyce: O Fluxo de Consciência e Seus Segredos Literários

  • Foto do escritor: Paulo André
    Paulo André
  • 25 de jun.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 18 de jul.

O fluxo de Consciência em Ulisses de James Joyce

Técnica do Fluxo de Consciência

Fluxo de consciência é um recurso narrativo que tenta dar o equivalente escrito aos processos de pensamento de um personagem, seja num monólogo interior livre (veja abaixo), seja em conexão com suas ações.

A é uma forma especial de monólogo interior caracterizada:

  • Por saltos associativos de pensamento.

  • Não há uma lógica sequencial explícita. A personagem (Molly Bloom, neste caso, do final de Ulisses) salta de um pensamento sobre a China, para freiras, para o despertador, para a tentativa de dormir, para flores, para papel de parede, para um avental, para a lâmpada.

  • Busca simular o processo de pensamento humano, que é desorganizado, fragmentado, com saltos entre assuntos, associações livres e interrupções.

  • Pela falta de parte ou de toda a pontuação. As ideias fluem de uma para a outra sem transições claras.

O Fluxo de consciência e monólogo interior se distinguem do monólogo dramático e do solilóquio, nos quais o falante dirige-se a uma audiência ou a um terceiro — formatos usados sobretudo em poesia ou teatro. No

Um uso inicial do termo encontra-se em The Principles of Psychology (1890), do filósofo e psicólogo William James:

“Consciência, pois, não se nos apresenta fragmentada em pedaços […] nada está unido; ela flui. ‘Rio’ ou ‘fluxo’ são as metáforas com que ela se descreve mais naturalmente. Ao falar dela a partir de agora, vamos chamá-la de fluxo de pensamento, consciência ou vida subjetiva.”

O fluxo de Consciência em Ulisses de James Joyce

No exemplo a seguir, extraído de Ulysses de James Joyce, Molly busca o sono:


um quarto de hora que não é desse mundo suponho que eles estão acabando de se levantar na China penteando seus rabos-de-cavalos para o dia daqui a pouco vamos ter as freiras soando o ângelo elas não têm ninguém que venha perturbar seu sono exceto um velho padre ou dois para seu ofício da noite ou o despertador do vizinho de romper os tímpanos ao primeiro cocoricó de um galo vamos ver se eu posso tirar um cochilo 1 2 3 4 5 que espécie de flores são aquelas que eles inventaram como as estrelas o papel de parede de Lombard Street era muito mais bonito o avental que ele me deu era assim uma coisa que eu só usei duas vezes é melhor abaixar esta lâmpada e tentar novamente de modo que eu possa me levantar cedo

James Joyce 👉👉 saiba mais sobre Joyce


a quarter after what an unearthly hour i suppose theyre just getting up in china now combing out their pigtails for the day well soon have the nuns ringing the angelus theyve nobody coming in to spoil their sleep except an odd priest or two for his night office the alarmlock next door at cockshout clattering the brains out of itself let me see if i can doze off 1 2 3 4 5 what kind of flowers are those they invented like the stars the wallpaper in lombard street was much nicer the apron he gave me was like that something only i only wore it twice better lower this lamp and try again so that i can get up early

Os Neologismos


"Cockshout":

"Cockshout" é o caso mais interessante. Ela não é uma palavra reconhecida no inglês padrão. Joyce frequentemente combinava palavras ou criava novas para expressar conceitos muito específicos ou para evocar sensações de forma não convencional. No contexto de "the alarmlock next door at cockshout clattering the brains out of itself", "cockshout" parece ser uma onomatopeia (imitação de som) ou uma combinação que sugere um som alto e repentino, como o canto de um galo ("cock") combinado com um grito ou barulho súbito ("shout"). Ele está descrevendo o som do despertador vizinho. A estranheza da palavra realça a irritação e a intrusão do som.




Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Não perca o fio da meada! Seja notificado de novos posts.

Não enviamos e-mail marketing, apenas notificações de novos posts.

bottom of page