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Crônicas 1: O Que é uma Crônica?
Chegou a hora de mudar de marcha e encarar um dos gêneros mais queridos (e, sejamos honestos, também um dos mais intrigantes para quem está começando): a crônica.

Adorama
29 de ago.5 min de leitura


A Sintaxe do Sertão: Como Guimarães Rosa Esculpiu Palavras e Quebrou a Gramática
De um lado, temos o "Contador de Causo", a voz da oralidade, do sertão. Ela é cheia de tiques, repetições, e carrega uma sabedoria que vem da terra e das conversas de beira de rio. É essa voz que nos senta numa roda de fogueira para ouvir uma história.

Ana Amélia
28 de ago.6 min de leitura


Arábia: A Sutil Desilusão de James Joyce em Um Conto
A North Richmond Street, por ser uma rua sem saída, era silenciosa, exceto na hora em que a Christian Brothers’ School soltava os garotos. Uma casa desabitada de dois andares ficava no fundo da rua, afastada dos vizinhos em um terreno quadrado. As outras casas da rua, cientes das vidas decentes que abrigavam, olhavam umas para as outras com rostos marrons imperturbáveis.

Letra & Ato Editorial
28 de ago.9 min de leitura


Revisão de Texto Dialogal: Por que a sua voz importa?
Como seria a revisão de texto se olhasse não como um monólogo do autor, mas sim um diálogo silencioso e poderoso entre o autor e o leitor?

Paulo André
28 de ago.5 min de leitura


Joyce Para Iniciantes: A Revolução Sutil de 'Dublinenses' à Luz de Edgar Allan Poe
Muita gente associa o nome de Joyce diretamente à experimentalidade, àquele fluxo de consciência. Mas a experimentação em Dublinenses não é aquela quebra-quebra de regras que a gente vê em Finnegans Wake. É algo mais sutil, mais sorrateiro, mais… bisturi.

Ana Amélia
26 de ago.5 min de leitura


O Espelho e o Abismo: A Jornada do Herói, da Formação à Negação
No Künstlerroman, o romance de formação do artista, a jornada é duplamente difícil. O herói não busca apenas um lugar na sociedade, mas uma voz própria, uma consciência estética que, muitas vezes, o coloca em conflito direto com essa mesma sociedade.

Paulo André
25 de ago.6 min de leitura


Ferramentas de Escrita Criativa
Organizamos as ferramentas que usamos em nossas análises em um glossário. Aqui, vamos dissecar a engenharia da narrativa, dos grandes conceitos à microcirurgia da frase. Use isto como seu manual de consulta,

Ana Amélia
24 de ago.8 min de leitura


A Marca na Parede: Conto de Virgínia Woolf.
O que você está prestes a ler não é um conto, é uma experiência. Uma viagem sem mapa pelo fluxo caótico e brilhante de uma mente em funcionamento, onde reflexões sobre Shakespeare se misturam a memórias de infância e a críticas veladas à ordem social. A literatura nunca mais foi a mesma depois disso.

Letra & Ato Editorial
23 de ago.13 min de leitura


Dom Casmurro vs. Bentinho: Dupla narração em Dom Casmurro.
Esqueça a pergunta que não quer calar. A questão não é "Capitu traiu ou não traiu?". A verdadeira pergunta, a que separa os escritores amadores dos estrategistas da palavra é: "Quem, diabos, está nos contando essa história?".

Ana Amélia
23 de ago.5 min de leitura
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